Pular para o conteúdo

Vendah

Mulher de negócios: desafios, oportunidade e inspirações

26 Mar 2024

Grandes sonhos, muita vontade de concretizá-lo e também muitos desafios no caminho. Se identificou? Esse cenário é bem comum, mas você, mulher de negócios, não está sozinha👩‍💼💖

Aqui na Vendah, Sabemos que o caminho para o sucesso pode ser repleto de desafios, mas também é pavimentado com histórias inspiradoras de quem começou por baixo e, com determinação, fez acontecer.

Aqui, queremos reafirmar: sim, mulheres de negócio também podem ter sucesso! E não estamos sozinhas nessa jornada. Iniciativas como o Sebrae Delas, projetos dedicados ao empreendedorismo feminino, cursos gratuitos, palestras inspiradoras e a valiosa educação empreendedora estão aqui para nos apoiar.

Com vontade de se inspirar e colocar a mão na massa? Vem com a Vendah!

O que é uma Empreendedora?

Uma empreendedora é alguém que vê além do convencional, alguém que identifica necessidades não atendidas, cria soluções inovadoras e está disposta a correr riscos calculados para transformar suas visões em realidade. No entanto, ser uma empreendedora vai além de simplesmente iniciar e gerir um negócio. É sobre liderança, perseverança e, acima de tudo, a paixão por fazer a diferença.

Qualidades e competências que diferenciam as mulheres no empreendedorismo

Mulheres empreendedoras possuem um conjunto único de qualidades e competências que as distinguem no mundo dos negócios. Elas são resilientes, adaptáveis e excelentes em multitarefa, equilibrando habilmente as exigências de seus negócios e responsabilidades pessoais. Além disso, a empatia e a habilidade de construir relações autênticas são marcas registradas do empreendedorismo feminino, facilitando a criação de redes de apoio e colaboração.

A capacidade de inovar e pensar criativamente permite que as mulheres desenvolvam soluções únicas para problemas antigos e novos. E, com uma forte tendência para a educação empreendedora, muitas buscam constantemente ampliar seus conhecimentos e habilidades, seja através de cursos gratuitos, participação em projetos específicos de empreendedorismo feminino, ou assistindo a palestras que inspiram e orientam.

Por que o Empreendedorismo Feminino é fundamental?

No mundo dos negócios, a presença feminina tem sido cada vez mais reconhecida não apenas por sua capacidade de inovar e liderar, mas também pelo impacto significativo que o empreendedorismo feminino tem na economia e na sociedade. Vamos mergulhar nos motivos que tornam o empreendedorismo feminino absolutamente fundamental nos dias de hoje.

Um motor para a economia

Mulheres empreendedoras são forças motrizes poderosas na economia. Elas criam negócios inovadores que geram empregos, impulsionam o crescimento econômico e contribuem significativamente para o PIB de seus países. Segundo um estudo mencionado pela CNN Brasil, o cenário do empreendedorismo feminino vem crescendo, com um aumento notável na participação das mulheres como proprietárias de negócios.

Promovendo a inclusão e diversidade

O empreendedorismo feminino desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e diversidade no ambiente de negócios. Empresas lideradas por mulheres tendem a ser mais inclusivas e criam um ambiente de trabalho diversificado, o que, por sua vez, potencializa a criatividade e a inovação. Diversidade traz diferentes perspectivas e soluções, enriquecendo o mercado com produtos e serviços que atendem a uma gama mais ampla de necessidades.

Quebrando barreiras e moldando futuros

Mulheres que empreendem servem como modelos inspiradores para as próximas gerações. Ao quebrarem barreiras e superarem obstáculos, elas demonstram que é possível alcançar o sucesso independentemente do gênero. Iniciativas como o "Sebrae Delas" e diversos projetos de empreendedorismo feminino oferecem suporte, educação empreendedora e recursos, capacitando ainda mais mulheres a seguir seus sonhos empresariais.

Contribuindo para uma sociedade mais equitativa

O empreendedorismo feminino é um passo importante em direção a uma sociedade mais equitativa. Mas o que isso significa, afinal? Garantir que mulheres tenham as mesmas oportunidades de sucesso que os homens, estamos trabalhando para diminuir as disparidades de gênero no mundo dos negócios. Isso não só beneficia as mulheres empreendedoras, mas também fortalece a sociedade como um todo, promovendo igualdade, justiça e oportunidades para todos.

E são os dados que provam

Estatísticas mostram que empresas lideradas por mulheres tendem a ter um retorno sobre investimento significativamente maior do que aquelas lideradas exclusivamente por homens. Além disso, mulheres reinvestem até 90% de seus rendimentos em suas famílias e comunidades, ampliando o impacto positivo de seus negócios.

Quais são as maiores empreendedoras mulheres do Brasil?

O Brasil é um celeiro de mulheres empreendedoras incríveis, cada uma com uma história única de perseverança, inovação e sucesso. Essas mulheres não apenas construíram negócios de sucesso, mas também superaram desafios significativos, contribuindo imensamente para a economia e inspirando uma nova geração de empreendedoras. Vamos conhecer algumas dessas histórias inspiradoras, bora lá?

Luiza Helena Trajano - Magazine Luiza

Um dos nomes mais conhecidos do empreendedorismo feminino no Brasil é Luiza Helena Trajano, à frente do Magazine Luiza. Transformando uma pequena loja em uma das maiores redes varejistas do país, Luiza se destaca por sua liderança visionária e seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento social.

Zica Assis - Beleza Natural

Zica Assis co-fundou o Beleza Natural, uma cadeia de salões de beleza que revolucionou o tratamento de cabelos crespos e cacheados no Brasil. Sua jornada empreendedora começou com a busca por uma solução para seu próprio cabelo, o que a levou a criar uma fórmula única que atendesse mulheres com cabelos semelhantes. Sua história é um testemunho do poder de transformar desafios pessoais em oportunidades de negócios.

Sônia Hess - Dudalina

Sônia Hess liderou a Dudalina, uma das maiores marcas de camisas do Brasil, levando a empresa familiar a novos patamares. Sob sua gestão, a Dudalina expandiu sua presença no mercado nacional e internacional, tornando-se sinônimo de qualidade e sofisticação. Sônia é reconhecida por sua habilidade em inovar e adaptar-se às mudanças do mercado.

Ilana - Vendah

Ilana, cofundadora da Vendah, traz uma história de aprendizado e reinvenção. Sua primeira empreitada, a My Rango, foi uma lição importante sobre a importância de conhecer profundamente o mercado e o cliente antes de lançar um produto.

Com a Vendah, ela se concentrou na empregabilidade das mulheres, oferecendo uma plataforma que não só facilita a venda direta de produtos, mas também empodera mulheres financeiramente. Ilana reflete sobre sua jornada, enfatizando a importância de aprender com os erros e de estar verdadeiramente conectada com as necessidades do mercado: “Me apaixonei mais pela ideia do que pelo problema, não conheci o cliente... Levei um susto quando cheguei com uma solução pronta para um mercado que não estava pronto para recebê-la” . Sua preocupação com a independência financeira das mulheres inspirou a criação da Vendah, refletindo sua visão de que o empreendedorismo pode ser uma ferramenta poderosa para transformação social.

👉 Confira a matéria na íntegra com a CEO da Vendah, a Ilana

Desafios e oportunidades no Empreendedorismo Feminino

Empreender no Brasil já é um desafio por si só, mas para as mulheres, esses desafios podem ser ainda mais acentuados. Apesar disso, o empreendedorismo feminino vem crescendo e se fortalecendo, criando não apenas negócios de sucesso, mas também abrindo caminhos para novas oportunidades. Vamos explorar alguns dos obstáculos específicos que as mulheres empreendedoras enfrentam e as oportunidades emergentes no mercado.

Desafios

1. Acesso a financiamento

Um dos maiores obstáculos para as mulheres empreendedoras é o acesso a financiamento. Estudos mostram que, em média, mulheres têm mais dificuldade em obter crédito para seus negócios, muitas vezes recebendo menos capital do que os homens, mesmo quando seus planos de negócios são igualmente viáveis.

2. Conciliação entre vida pessoal e profissional

A conciliação entre a vida pessoal e profissional é outro desafio significativo. Muitas mulheres empreendedoras também são responsáveis pela maior parte do trabalho doméstico e cuidado com os filhos, o que pode limitar o tempo e a energia disponíveis para se dedicarem aos seus negócios.

3. Preconceito e falta de representatividade

O preconceito de gênero ainda é uma realidade no mundo dos negócios. Mulheres em posições de liderança frequentemente enfrentam estereótipos e expectativas de comportamento baseados em gênero, o que pode impactar sua credibilidade e oportunidades de networking.

Oportunidades

1. Mercados emergentes e nichos de mercado

As mulheres têm uma habilidade única de identificar e atender nichos de mercado não explorados, muitas vezes baseados em suas próprias experiências como consumidoras. Isso inclui áreas como produtos e serviços para mulheres, crianças, saúde e bem-estar, entre outros.

2. Redes de suporte e comunidades de empreendedorismo feminino

Existem cada vez mais redes de suporte e comunidades focadas no empreendedorismo feminino. Essas redes oferecem mentorias, recursos, e um espaço para compartilhar conhecimentos e experiências, ajudando a superar alguns dos desafios específicos enfrentados por mulheres empreendedoras.

3. Iniciativas governamentais e não governamentais

O reconhecimento dos desafios enfrentados pelas mulheres no mundo dos negócios levou ao desenvolvimento de diversas iniciativas governamentais e não governamentais. Programas de capacitação, acesso facilitado a financiamento e incentivos fiscais são alguns exemplos de como essas iniciativas estão ajudando a nivelar o campo de atuação.

4. Tecnologia e inovação

A tecnologia oferece uma oportunidade única para as mulheres empreendedoras. Com o aumento do e-commerce e das plataformas de mídia social, nunca foi tão acessível começar e escalar um negócio. Além disso, a tecnologia pode ajudar a mitigar algumas das barreiras geográficas e sociais que as mulheres enfrentam.

Como começar: primeiros passos para Mulheres Empreendedoras

Dar os primeiros passos no empreendedorismo pode ser tão desafiador quanto empolgante, especialmente para mulheres que decidem empreender. Felizmente, com orientações claras e acesso a recursos adequados, é possível navegar por essa jornada com confiança e sucesso. Aqui estão algumas dicas práticas para mulheres que estão começando sua aventura empreendedora.

1. Invista em educação empreendedora

O conhecimento é a base de todo empreendimento de sucesso. Busque cursos, workshops e seminários focados em empreendedorismo feminino. O Sebrae Delas, por exemplo, oferece cursos gratuitos que são uma excelente forma de começar, abordando desde os princípios básicos até estratégias avançadas de negócios.

2. Conecte-se com redes de apoio

A jornada empreendedora não precisa ser solitária. Engaje-se em comunidades, participe de projetos de empreendedorismo feminino e assista a palestras sobre o tema. Esses espaços não apenas fornecem conhecimento valioso, mas também oportunidades para construir uma rede de contatos, formar parcerias e receber apoio emocional.

3. Planejamento estratégico

Ter um plano claro é crucial. Defina sua ideia de negócio, identifique seu público-alvo e desenvolva estratégias para alcançá-lo. Utilize ferramentas como o Business Model Canvas para mapear os aspectos mais importantes do seu negócio de maneira estruturada.

4. Acesse recursos e ferramentas

Explore os recursos disponíveis destinados a apoiar mulheres empreendedoras. Muitas organizações oferecem acesso a financiamento, mentorias e consultorias contábeis especializadas para mulheres que estão iniciando seus negócios. Informe-se sobre como o Sebrae e outras instituições podem ajudar no desenvolvimento do seu empreendimento.

5. Comece pequeno, sonhe grande

Comece de forma modesta, mas sempre com seus grandes sonhos em mente. Muitas empreendedoras de sucesso iniciaram seus negócios em pequena escala, ajustando e escalando suas operações com o tempo. O importante é manter o foco em seus objetivos de longo prazo e persistir, mesmo diante dos desafios.

6. Resiliência é Chave

O caminho até o sucesso é repleto de altos e baixos. Mantenha-se resiliente, aprenda com os erros e celebre cada conquista, por menor que seja. A capacidade de se recuperar e seguir em frente é um dos maiores ativos de um empreendedor.

Histórias Inspiradoras de Empreendedoras Vendah

Para encerrar com inspiração, conheça as histórias de Sharlene e Josiane, duas empreendedoras que encontraram na Vendah uma nova forma de empreender:

  • Sharlene compartilha: "Depois de 30 anos trabalhando de salto, posso ficar de chinelo no conforto da minha casa, atendendo meus clientes. Um brinde à Vendah por me ajudar a empreender, no meu momento mais difícil, o puerpério. Entrei, literalmente, de cabeça, estou amando os produtos, o suporte, incentivos... Venho de 30 anos de comércio, horários puxados, metas, patrão em cima dia todo, então dou muito valor na liberdade que vivo hoje."
  • Josiane relata: "Em agosto de 2023, eu entrei para a Vendah. Estava bem triste por não conseguir trabalho, mas a Vendah me trouxe alegria, me fez sair do anonimato e tomar o posto de uma empreendedora. Meu sorriso nas fotos e filmagens revelam minha felicidade."

Essas histórias realçam não apenas a flexibilidade e as oportunidades que o empreendedorismo oferece, mas também o impacto positivo que pode ter na vida pessoal das empreendedoras. Permita que esses relatos sirvam de motivação para você iniciar sua própria jornada empreendedora, lembrando sempre que, com determinação e apoio, é possível alcançar seus sonhos.

Conclusão: empoderamento através do empreendedorismo

O empreendedorismo feminino é mais do que apenas uma tendência de mercado; é uma força transformadora que empodera mulheres, contribui para a economia e promove a igualdade de gênero. Através dos desafios e oportunidades discutidos, fica claro que, embora as mulheres empreendedoras enfrentem obstáculos específicos, elas também estão equipadas com a resiliência, criatividade e capacidade de liderança necessárias para superá-los.

As histórias de sucesso, dicas práticas e orientações fornecidas visam inspirar mais mulheres a embarcar na jornada empreendedora. Cada passo dado por uma mulher em direção ao seu próprio negócio não apenas molda o seu futuro, mas também altera a paisagem do empreendedorismo global, pavimentando o caminho para gerações futuras de mulheres líderes.

O caminho para o empreendedorismo feminino está repleto de aprendizados, crescimento e, mais importante, a realização de sonhos. Encorajamos cada mulher a abraçar suas ambições, explorar suas paixões e se tornar parte da crescente comunidade de mulheres de negócios. Juntas, podemos construir um mundo onde o gênero não define o seu sucesso nos negócios, mas sim a sua visão, determinação e ação.

Empreender é mais do que criar um negócio; é sobre criar um futuro onde a igualdade de oportunidades não seja apenas um ideal, mas uma realidade. À medida que avançamos, que cada história de sucesso inspire mais mulheres a transformar desafios em oportunidades, sonhos em realidade, e, acima de tudo, acreditar no poder do empreendedorismo feminino.

Conte com a Vendah na sua jornada empreendedora!

Postagem anterior
Próxima postagem

Agradecemos sua assinatura

Ver opções

Fechar
Editar
this is just a warning
Fechar
Carrinho
0 Produtos