Pular para o conteúdo

Vendah

5 mulheres empreendedoras para você se inspirar

16 Dec 2022

Independência financeira, flexibilidade de trabalho, autonomia e empoderamento: se você deseja todas essas coisas para sua vida, tornar-se uma mulher empreendedora pode ser o caminho para conquistar os seus sonhos. Fato é que pode não ser fácil, mas com certeza, ao chegar no ponto que deseja, você terá muito orgulho de ter começado hoje essa trajetória.

E, para isso, é sempre bom ouvir histórias de quem já esteve no seu lugar e ver como é possível alcançar seus objetivos e não deixar de sonhar com isso. Então aproveite e conheça 5 mulheres empreendedoras e inspire-se no sucesso delas para ter uma carreira de sucesso.

O que seria uma mulher empreendedora?

A mulher empreendedora é aquela que está sempre em busca de conseguir a sua independência financeira e proporcionar melhor qualidade de vida para si a partir da abertura do seu próprio negócio. Com a pandemia do coronavírus, vimos que muitas encontraram ainda mais força para investir nessas questões e conseguir maior sucesso, se destacando no mercado empreendedor.

Qual é a porcentagem de mulheres empreendedoras?

Para você ter dimensão da potência do empreendedorismo feminino, isso ganhou muita força nos dois anos de pandemia, segundo dados do LinkedIn. Segundo pesquisa realizada pela rede responsável pela maior rede social profissional do mundo, a porcentagem de novas empreendedoras aumentou 41% em 2020 – já o número de homens empreendedores aumentou 22% no mesmo período.

Além disso, elas possuem um perfil muito mais voltado para capacitação e inovação. Segundo pesquisa do Instituto Rede Mulher, de 2019, 69% das empreendedoras possuem ensino superior ou titulação maior. 45% delas, segundo a mesma pesquisa, já realizaram capacitação ou formação em empreendedorismo, é daí que vem a história de que mulheres são mais empreendedoras. 

Em questão de inovação, a pesquisa IRME de 2020 aponta que 68% delas se mostraram capazes de se reinventar em um cenário de crise, apostando em novidades. É por isso que o empreendedorismo feminino encontra muita força no momento atual.

Quais os tipos de empreendedorismo feminino?

As mulheres podem empreender nas mais diferentes áreas e são muito bem-sucedidas em todas elas você poderá encontrar muito sucesso. Contudo, algumas delas chamam mais a atenção, por estarem ligadas com público-alvo feminino e, assim, ser mais fácil compreender as demandas delas e permitir que você possa dominar o mercado. 

Algumas das áreas mais vantajosas para o empreendedorismo feminino são:

  • venda de acessórios para o lar;
  • cosméticos;
  • e-commerce;
  • vestuário;
  • produtos artesanais;
  • produtos de bem-estar;
  • produtos de beleza;
  • consultoria de vendas;
  • consultoria de estilo;
  • procedimentos estéticos, entre outros.

Mais uma vez: essas são áreas que possuem mulheres como público-alvo, normalmente, então é mais fácil conseguir conhecer e promover ações voltadas para elas. Mas todas as mulheres podem – e devem! - atuar em todas as áreas de empreendedorismo.

5 mulheres empreendedoras para você se inspirar

Confira a seguir a história de mulheres empreendedoras incríveis e inspire-se para começar seu próprio negócio!

  1. Duda e Emily (Pantys)

A Pantys é uma empresa de calcinhas absorventes com o objetivo de trazer maior conforto para as mulheres e ter uma medida mais sustentável para o período menstrual. Além disso, também possui como proposta ajudar a reduzir a pobreza menstrual, um tema sensível para as mulheres do país.

Criada pela Duda e Emily, esse propósito alavancou a empresa em seus primeiros quatro anos. Um dos grandes marcos da Pantys é ser a única empresa de produtos para menstruação com certificado BCorp do Brasil, além de apoiar diversas causas sociais, como apoio a mulheres refugiadas e possui uma plataforma de educação menstrual e financeira. Ou seja, empreendedorismo alinhado com causas sociais!

2.Julia Petit e Marcia (Sallve)

Ter uma empresa de cuidados com a pele pode parecer algo clichê e não muito inovador, mas a proposta da Sallve trouxe um grande diferencial para o negócio: a proposta era mais do que cuidados com a pele, trazer uma nova relação com o corpo por meio de empoderamento, escolhas seguras e fórmulas inovadoras.

Com histórico em marcas de beleza, a Julia Petit (que atuava como influencer) chegou a criar uma linha de batons junto com a MAC e a Marcia (vinda da área da comunicação) criaram uma marca de skincare acolhedora, que respeita as diversidades de pele das diversas mulheres do país.

  1. Marina Silva (Black Money)

Com o objetivo de empoderar financeiramente mulheres negras, a Marina Silva criou o movimento Black Money. Foi nomeada como a Mulher Mais Disruptiva do Mundo na 4ª edição do Women in Tech Global Awards e criou a empresa com o objetivo de criar um hub de inovação para autonomia financeira de pessoas negras.

Também é responsável pela fintech D’Black Bank, que presta serviços financeiros para ajudar pessoas negras a empreenderem.

  1. Sônia Hess (Dudalina)

Uma das marcas mais conhecidas de roupas femininas sociais, a Dudalina, foi criada a partir do casal Seu Duda e dona Linda (daí o nome da marca). Em 2003, a Sônia Hess assume a presidência da empresa e a partir daí temos uma virada na marca, tornando-se uma das camisarias mais importantes do país.

Hoje ela é uma empresa de moda de alto padrão, com produção de camisas sociais para homens e mulheres. Isso graças ao poder da Sônia, que em 2013 foi considerada a sexta mulher mais poderosa do país.

  1. Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza)

Talvez um dos maiores exemplos de sucesso de empreendedoras mulheres bem-sucedidas no Brasil, a Luiza Helena Trajano é uma das pessoas mais poderosas da economia brasileira. Foi uma das responsáveis por tornar o Magazine Luiza a grande rede varejista que é hoje. 

Luiza foi CEO da rede por 24 anos e hoje é Presidente do Conselho de Administração do Magalu e hoje tem como propósito ajudar outras mulheres empreendedoras a seguirem o mesmo caminho que ela.

Conhecer a história de mulheres empreendedoras pode ajudar você a manter o seu sonho aceso e motivar-se para alcançá-los! Esperamos que este artigo ajude nessa trajetória e proporcione o estímulo necessário para seguir rumo ao sucesso!

E ter uma boa parceria ao seu lado pode ser fundamental neste momento. Para isso, conte com a Vendah! Entre em nosso site e conheça como podemos ajudá-la a empreender!
Postagem anterior
Próxima postagem

Agradecemos sua assinatura

Ver opções

Fechar
Editar
this is just a warning
Fechar
Carrinho
0 Produtos