Pular para o conteúdo

Vendah

Descubra o que vender no Instagram para empreender com sucesso

13 Dec 2021

Você que é adepta das redes sociais, provavelmente, passa muito tempo no Instagram, né? Se sim, já deve ter percebido quanta gente está lá e como é uma ótima plataforma pra fazer negócios. Afinal, é cheia de influencers e celebridades que sempre estão lançando moda. Então, se o seu sonho é ter sua própria loja para ser independente ou ganhar uma graninha extra fazendo o que você ama, primeiro tem que saber o que vender no Instagram.

É isso mesmo. Afinal, não dá pra chegar chegando, sem ter um plano, né? Por isso, preparamos este post incrível pra você saber como começar. Nele, você vai descobrir se o Instagram é tão bom assim e o que precisa pra vender seus produtinhos lá. 

Vai ver também quais tipos de produtos podem ser uma boa e como usar a plataforma pra virar empresária de vez. Então, arregace as mangas e venha com a gente!

O que é Instagram e por que vender nele?

Que você deve usar o Instagram todos os dias, já sabemos. Mas de onde veio essa plataforma tão poderosa? Basicamente, ela foi criada lá em outubro de 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger. Depois de um sucesso estrondoso, foi comprado pelo Facebook por nada menos que R$1 bilhão de dólares! 

Daí você já sabe, depois de várias mudanças, ele chegou ao que é hoje: 1,39 bilhão de usuários no mundo, sendo 110 milhões só no Brasil. 

E não para por aí porque o Instagram começou a ser um ótimo negócio para empresas, especialmente influencers, empreendedores digitais e marcas pequenas, que querem seu espacinho. E deu certo! Segundo o próprio Instagram, 90% das pessoas seguem alguma empresa e 50% delas decidem checar uma marca depois de ver um anúncio na rede. E isso é muito? Bastante! 

Conforme dados do relatório The Global State of Digital 2021, feito pelas empresas Hootsuite e We Are Social, 1,22 bilhões de pessoas podem ser alcançadas com anúncios do Instagram. E adivinha? O Brasil é a terceira maior audiência. Além disso, mais de 60% das empresas planejam investir na rede. 

Ou seja, todo mundo quer estar no Instagram porque grande parte do público também está lá. Por isso, não é você que vai ficar de fora, né? E o melhor, você nem precisa colocar tanto dinheiro em anúncios, já que os recursos gratuitos são muito bons. 

O que é preciso para começar a vender pelo Instagram?

Agora que você conheceu um pouquinho do Instagram e está preparada para planejar a sua loja lá, vamos olhar mais de perto o que você precisa pra arrasar como empreendedora digital.

  • Conhecimento


Já ouviu aquela história de que conhecimento nunca é demais? Pois então, aqui vale a mesma coisa. Afinal, para sua lojinha seguir em frente, faturar milhões e você ficar ricah, você precisa saber lidar com tudo isso.

Assim, o primeiro passo é aprender como usar o Insta a seu favor. Isso significa acompanhar sempre as novidades e os novos recursos, criar uma conta empresarial e ficar atenta a cada movimentação no seu perfil. 

Além disso, vale a pena aprender um pouquinho sobre mais coisas como:

  • administrar a sua lojinha, desde o estoque, passando pela definição do preço até a entrega do produto;
  • usar o Instagram combinado com outros recursos, como o WhatsApp, pra vender mais;
  • entender os relatórios e saber se sua lojinha vai pra frente;
  • mostrar os seus produtos de forma interessante para que as pessoas queiram comprar.
  • Conteúdo


Já viu que tudo no Instagram é visual, né? É foto, vídeo, emoji...Enfim, cada coisa que você posta é um conteúdo. Por isso, amiga, você precisa criar bastante. Ou seja, postar todo dia e postar direito! 

Então, se você juntou uma graninha extra que quer investir no seu empreendimento, vale a pena comprar um smartphone legal, com uma câmera joia pra tirar fotos ou aquele kit de luz que você viu na internet...Qualquer coisa que possa te ajudar a fazer vídeos e fotos legais e atrair mais gente pra sua loja.

  • Produtos


É claro que pra ter uma loja de sucesso você precisa de produtos. Mas daí surge aquela dúvida cruel: o que vender no Instagram? Afinal, você provavelmente gosta de muita coisa, certo? Para descobrir, vamos dar uma ajudinha com duas dicas.

A primeira é: venda o que você gosta de comprar. “Ué, mas por quê?”. Simples. Se você compra muita maquiagem, por exemplo, quer dizer que entende bastante desse segmento, né? Tanto como usar quanto quais produtos são bons. Sendo assim, fica mais fácil falar de forma natural sobre isso, concorda? 

Portanto, você pode fazer uma lista das coisas que gosta de procurar na internet para comprar ou que entende muito e, a partir disso, ir afunilando até chegar no produto ideal, que vai atender a um certo público de pessoas. 

Por exemplo, se você listar produtos de beleza, roupas e tecnologia. Depois, pode ir vendo o que mais se identifica e chegar a resultados finais como, produtos para cabelo, lingerie e capinhas para celular.

A segunda dica para saber o que vender no Instagram é um pouco mais difícil, porque você vai precisar ficar muito ligada a tudo o que acontece, já que é sobre os produtos mais populares que rolam por lá.

Segundo um relatório da empresa Emplifi, de julho a setembro de 2021, os líderes de engajamento no Instagram eram os seguintes:

  • e-commerce de vários segmentos, com 42% das interações;
  • empresas de moda, com 12,9% das interações;
  • empresas de varejo, com 10,8% das interações;
  • setor de beleza, com 8,8% das interações;
  • setor de serviços com 6,1% das interações.

Além disso, alguns tipos de temas se destacam no Instagram, como:

  • moda;
  • saúde;
  • produtos sustentáveis;
  • cosméticos;
  • esportes.

Sendo assim, você pode explorar qual desses nichos tem mais a ver com você e pode oferecer várias oportunidades. Assim, fica mais fácil saber o que vender no Instagram. Aliás, se você busca o que for mais popular para vender, uma boa ideia é olhar nas tendências do Google e nas hashtags do Instagram o que mais as pessoas andam buscando. Dessa forma, você terá uma boa ideia.

Afinal, o que vender no Instagram pra ter sucesso?

Sabendo do seu segmento, vamos ao que interessa e checar o que vender no Instagram em cada categoria. Confira a seguir alguns exemplos!

Itens de bebê

O Instagram está cheio de mamães de primeira ou outras viagens, que adoram e precisam comprar itens para o seu bebê. Por isso, é um ótimo nicho para você definir o que vender no Instagram. Nesse caso, você pode optar por:

Artigos de beleza

Sabia que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza do mundo? E isso é ótimo pra você que adora esse segmento e quer ganhar dinheiro vendendo artigos e produtos, que vão deixar suas clientes ainda mais lindas. Olha só com quantas opções você pode trabalhar:

Coisinhas úteis para casa

Todo mundo gosta de uma casa arrumadinha, bonita e decorada, certo?  As suas clientes também. Por isso, se você gosta desse ramo pode apostar nele para determinar o que vender no Instagram. Aliás, o melhor de tudo é que seu mix de produtos sempre vai ter novidades, o que ajuda a manter as clientes interessadas e sempre comprando. Veja o que você pode vender:

Artigos fitness

As pessoas estão se preocupando cada vez mais com a saúde. Tem gente que frequenta academia, tem gente que vai caminhar na rua e também tem quem faça treinos em casa. Para todos eles, você pode oferecer produtos úteis, que ajudam nos exercícios e na rotina esportiva, como:

Artigos tec e cultura pop

Tem quem ama tecnologia e itens de cultura pop e usa o Instagram para encontrar produtos diferentes. Por isso, se você também é da galera geek, pode apostar em criar uma lojinha com:

Como usar o Instagram a seu favor e criar uma lojinha incrível?

Além de saber o que vender no Instagram, você também pode seguir algumas boas dicas para começar bem a sua carreira como empreendedora digital. Confira a seguir!

Conheça seu público

No Instagram, a gente fica com vontade de vender para qualquer pessoa que aparecer e curtir uma postagem, mas sabia que você não vai vender pra todo mundo? Isso porque as pessoas podem até se interessar pelo assunto, mas não exatamente precisar do produto. 

Quer ver como? Tem gente que adora ver conteúdos sobre exercícios, mas nunca treina. Ou seja, não compra artigos esportivos. Nesse caso, essa pessoa pode ser um consumidor no futuro, mas não agora. Portanto, você precisa saber direito quem é que compra seus produtos, assim fica mais fácil saber o que postar para eles e descobrir o que vender no Instagram para alcançá-los.

Outra dica importante é lembrar que mesmo que você possa vender para pessoas de outros lugares, a sua lojinha no Instagram também precisa atender o público local, aquele pessoal do seu bairro ou da sua cidade, que está pertinho pra você vender.

Use muito o stories, reels e o feed

O Instagram é cheio de recursos que facilitam a sua venda, mas pra isso, você precisa postar. Portanto, lembre-se de preparar conteúdos todos os dias para alimentar seus stories, reels e o feed. Além disso, use as ferramentas do Instagram shopping para marcar os produtos no post, os preços e direcionar a pessoa para a compra final.

Outro ponto é que, se você se sente à vontade, apresente você mesma os produtos e faça lives para as clientes. Assim, todo mundo pode se identificar mais com você e a sua lojinha – e assim, você fideliza a clientela

Saiba postar com inteligência

Por mais que precise postar bastante e sempre manter seu perfil atualizado, é necessário fazer isso com inteligência. Ou seja, para começar, prepare o seu perfil direito, faça uma logomarca da sua lojinha bem legal e uma boa descrição, dizendo de onde você é, o Whats para contato e algum link importante na bio.

Depois, capriche nas fotos, lembrando sempre de tirá-las num cenário legal e bonito, com uma boa luz para tornar os produtos atraentes. Nesse caso, a dica é ambientar o produto com o lugar de uso. Por exemplo, se você vai vender uma luminária de quarto, tire a foto dela numa mesinha ao lado da cama.

Outra dica para jamais errar: nunca encha o perfil só com promoções e propagandas. Assim, os clientes podem ficar saturados e não querer comprar. Nesse caso, tente mesclar produtos com temas do dia a dia, que possam interessar seu público. 

Alinhe o atendimento

Muita gente decide comprar por causa do atendimento. Por isso, no Instagram, fique ligada em mensagens no direct e dúvidas nos comentários. Afinal, elas precisam ser respondidas. Em último caso, direcione a pessoa sempre para onde você quer que ela entre em contato.

Além disso, você precisa alinhar o atendimento com o WhatsApp, já que muita gente também pode mandar mensagens por lá. Nesse caso, vale o mesmo cuidado que você tem com o Instagram:

  • não encha a conversa de promoções sobre o que você vai vender no Instagram;
  • interaja com a pessoa o mais rápido possível;
  • avise sobre os horários que você trabalha e disponibilize o catálogo de produtos lá também;
  • de preferência, tenha um número comercial para a sua lojinha;
  • crie um grupo com as clientes para divulgar as novidades apenas uma vez e deixe só as que aceitaram o convite.

Atualmente, virar empreendedora digital não é nada difícil. Afinal, existem vários canais em que você pode vender seus produtos sem pagar nada, como o Insta. Mas para aproveitar todas as vantagens e ganhar bastante dinheiro, primeiro você precisa saber o que vender no Instagram. Sendo assim, siga cada uma das nossas dicas para você ter sucesso, okay? 

Além disso, que tal contar com um fornecedor confiável, que vai te oferecer os produtos sem você pagar nada por isso? Ficou interessada? Então conheça como funciona vender com a Vendah!

Postagem anterior
Próxima postagem

Agradecemos sua assinatura

Ver opções

Fechar
Editar
this is just a warning
Fechar
Carrinho
0 Produtos