Como empreender do zero: confira 7 dicas essenciais
Tem muita gente que acredita que empreender é muito complicado e só serve para quem tem dinheiro sobrando, mas na verdade não é nada disso. Ser uma pessoa empreendedora é mais simples do que você pensa. Veja como empreender do zero e conduzir o seu negócio em direção ao sucesso!
Agora você pode estar pensando que tendo dinheiro tudo fica fácil, mas e se a gente contasse que não é preciso gastar nada para começar a empreender? Como explicamos, essa não é uma atividade exclusiva para quem já está com a vida feita.
Na verdade, empreender é uma grande oportunidade para você conquistar a sua independência financeira, ter uma renda extra no final do mês ou construir a sua carreira profissional.
Gostou da ideia? Então continue lendo o post porque nele deixamos para você diversas dicas para começar o seu próprio negócio já com o pé direito.
O que é necessário para começar a empreender?
Se não é necessário ter dinheiro sobrando para começar a empreender, então o que é necessário para dar os primeiros passos? A resposta é muito simples: basta querer. Se você quiser começar um novo negócio, só precisa ter esse desejo.
Mas não se engane porque nós também não estamos falando que as coisas vão cair do céu. Para começar a empreender do zero você precisa ter disposição e boa vontade porque essas são as duas atitudes fundamentais para que você busque aprendizado, informação e aproveite as boas oportunidades que surgem.
Apenas usando o seu celular você já consegue começar a empreender online, sabia? Então, basta aprender o caminho e se dedicar para que o seu novo negócio dê certo e traga os resultados que você deseja.
Como montar um negócio do zero?
Tudo bem até aqui ou ainda está meio confuso? Parece difícil acreditar que para empreender do zero não é preciso nem mesmo ter dinheiro para começar, não é verdade? Mas acredite, é isso mesmo. Existem modelos de negócio, como a revenda, que não exigem uma grande estrutura para começar.
Vai ficar ainda mais fácil de entender. Nos próximos tópicos criamos praticamente um passo a passo para que você saiba por qual caminho precisa seguir para começar o seu negócio sem sair de casa. Quer aprender? Então vem com a gente!
-
Escolha um modelo de negócio
O primeiro passo sobre como empreender do zero é procurar um modelo de negócio que atenda suas expectativas. Isso é importante porque não existe só um caminho a seguir, mas diferentes opções e cada uma delas tem suas características; sendo assim, é preciso analisar direitinho.
Se você tem pouco dinheiro para começar, ou não tem nenhum valor para investir nesse novo negócio, uma ótima alternativa é a revenda de cosméticos. Essa é uma oportunidade oferecida pela Vendah e que faz muito sucesso justamente porque você não precisa por a mão no bolso para empreender.
Nesse modelo de negócio não é necessário montar site, abrir loja, criar estoque, nem nenhuma dessas coisas. A Vendah oferece toda a estrutura que você precisa para começar a divulgar os seus produtos. Os pedidos são feitos pelo próprio aplicativo, você recebe tudo em casa sem custo nenhum e só precisa entregar para os clientes. Simples assim!
Mas, como a gente explicou, existe mais de uma opção. Também há como empreender do zero trabalhando com os afiliados, recebendo pequenos lucros, ou então como freelancer – são pequenos trabalhos que a pessoa pega de diferentes clientes, mas sem ter vínculo empregatício com nenhum deles.
-
Estude as tendências de mercado
Você sabia que uma grande parte dos empreendimentos acaba fechando logo nos dois primeiros anos depois de serem abertos? Sabe por que isso acontece? Muitas vezes por falta planejamento e o empreendedor investe em um segmento que não traz bons retornos.
Por isso, uma das regras para quem deseja aprender como empreender do zero é estudar quais são as tendências de mercado. Falando assim parece complicado demais, mas só requer dedicação. Você só precisa conferir o que está fazendo sucesso agora, o que as pessoas estão procurando mais.
É importante fazer essa pesquisa para que você possa investir naquilo que tem uma melhor saída. Por exemplo, hoje em dia, maquiagens, cosméticos, produtos para cuidados pessoais, itens de moda fitness, utensílios para casa e itens de decoração estão muito em alta. São mercados nos quais vale a pena apostar porque as pessoas estão comprando.
Também é legal observar quais são as tendências para daqui a algum tempo. Especialistas avaliam os diferentes setores do mercado e fazem algumas projeções mostrando quais são as expectativas de crescimento para os próximos anos. Observar essas análises pode ajudar você a tomar decisões ainda melhores.
-
Veja quais produtos têm mais demanda
Tem um detalhe muito importante que você não pode esquecer. Só porque um determinado segmento está fazendo sucesso e é uma boa tendência para os próximos anos não significa que tudo aquilo que ele oferece pode trazer um bom retorno para você.
O ideal é verificar quais são os produtos que têm mais demanda no mercado, aqueles que são os queridinhos, que as pessoas costumam procurar mais, seja porque gostam ou porque precisam. O motivo não importa. O importante mesmo é que eles tenham uma boa saída.
Essa estratégia vai ajudar você a investir seus esforços naquilo que funciona de verdade, e isso é ainda mais importante caso você queira montar o seu negócio. Imagina gastar dinheiro para comprar produtos e depois ver que ninguém quer. Que baita prejuízo, não é verdade?
Por isso, se você está buscando meios de como empreender do zero é interessante evitar, nesse momento, investir dinheiro. De preferência, faça parcerias com empresas que trabalham com produtos que têm saída no mercado e que também não seja necessário você comprar e fazer um estoque em sua casa. Assim terá mais chances de vender e não terá perdas.
Felizmente, aqui na Vendah, você só faz pedido daquilo que já vendeu e corre zero risco de ter preju com estoque.
-
Faça cursos gratuitos de venda e gestão
Você já deve ter vivido a experiência de receber atendimento de um vendedor que parecia mais perdido do que você dentro da loja, ou ficava tentando empurrar qualquer produto, oferecendo coisas que você não pediu. Tem até aqueles que parecem estar de mal com a vida, né?
Por outro lado, também já deve ter recebido atendimento de um vendedor que parecia ler a sua mente, sabia exatamente o que você estava precisando, fazia ótimas sugestões, tentava de todas as maneiras facilitar o pagamento da sua compra, trazer alternativas pertinentes, mesmo quando não tinha o produto que você estava buscando; enfim, sabia o que estava fazendo.
Essa é a diferença entre uma pessoa que não domina técnicas de venda e outra que tem esse conhecimento e coloca em prática. Para que você tenha sucesso com o seu empreendimento, precisa buscar esse tipo de informação, e também não é preciso pagar por ela, sabia?
Se você procurar na internet, vai encontrar cursos gratuitos de venda e de gestão, para que domine técnicas de persuasão, argumentação e saiba como gerenciar um negócio físico ou virtual. Também existem diversos conteúdos gratuitos de empresas e profissionais que compartilham sua experiência e seu conhecimento.
É muito importante que você procure informações desse tipo para que tenha o melhor desempenho com seu novo negócio. Afinal, ainda que você faça parceria com uma empresa que disponibilize toda a estrutura, quem estará em contato com cliente é você. Então, na hora do vamos ver é preciso saber o que deve ser feito para não acabar perdendo oportunidades.
-
Comece dedicando seu tempo livre
Mais uma dica para você aprender como empreender com pouco dinheiro e do zero é o tempo que será necessário para isso. Muitas vezes fica difícil encaixar um novo projeto na rotina, então, até que você pegue o jeito, é interessante começar dedicando o seu tempo livre.
É preferível que você vá devagar e tenha mais segurança para começar o seu negócio do que tente fazer tudo muito rápido e acabe sofrendo alguma frustração por não conseguir os resultados que esperava. Portanto, não pule as etapas e faça o seu planejamento; busque aprendizado e comece aos poucos.
Muita gente busca por informações sobre como empreender no zero na internet justamente porque um negócio virtual é mais fácil de encaixar na rotina. A internet traz muita flexibilidade para quem deseja começar um negócio, e você pode se dedicar durante as suas horas vagas.
Não é preciso tomar todo o seu tempo livre para começar a empreender. Você pode reorganizar a sua rotina ou escolher um determinado período do dia para esse trabalho; pode ser logo de manhãzinha, na hora do almoço, no final do dia, em uma pausa para descanso ou quando você achar melhor.
O segredo, na verdade, é dar o primeiro passo, depois você pega o jeito e percebe que não é tão difícil quanto pensava. Assim, aos poucos vai crescendo e encontrando mais tempo no seu dia para se dedicar.
-
Conheça bem o público-alvo
O público-alvo é composto pelas pessoas que têm características parecidas e, por isso, se interessam por um determinado produto ou serviço. Por exemplo: senhoras entre 50 e 70 anos não costumam se interessar por moda urbana ou do tipo hip hop, certo? O público-alvo para esse segmento são os jovens.
Isso significa que existem as pessoas certas para você se conectar de acordo com o tipo de produto que está oferecendo. Dessa forma, uma das dicas fundamentais para quem deseja aprender a como empreender do zero na internet é saber para quem está vendendo.
Se você não souber quem são as pessoas que se interessam por esses produtos, fica difícil saber onde elas estão, como se comunicar com elas, de que maneira mostrar que aquilo que você disponibiliza é útil para o seu dia a dia de alguma forma.
Conhecer o seu público-alvo é fundamental para que você encontre os canais para manter uma comunicação com essas pessoas. É preciso cultivar uma relação com elas; a linguagem que você vai utilizar também faz toda a diferença, o modo como apresenta os seus produtos, entre outras estratégias.
O intuito é sempre criar a mensagem certa para que ela alcance a pessoa certa no momento ideal. Conhecendo seu público alvo você já vai conseguir entender quais são os interesses, as expectativas, os problemas, as dificuldades e até mesmo as objeções dessas pessoas, para que possa, então, aplicar o seu conhecimento de técnicas de venda da maneira mais adequada.
-
Use as redes sociais para divulgar o novo negócio
Se você não sabe como começar a empreender no Instagram, esse é mais um item que precisa entrar na sua lista. As redes sociais são grandes aliadas para quem deseja vender na internet porque elas disponibilizam diversos recursos para isso.
A primeira grande vantagem de você utilizar as redes sociais para fazer vendas é o fato de elas serem gratuitas. Não é preciso pagar nada para criar seu perfil, e por ali você pode fazer a divulgação dos seus itens por meio das postagens, dos vídeos, lives e outros conteúdos.
Outro motivo para você apostar nas redes sociais é o fato de que todo esse conteúdo que você criou pode ser compartilhado pelas pessoas com as quais você se conectou. Ou seja, seus contatos, seguidores, amigos e familiares vão ajudar na divulgação dos produtos fazendo uma grande campanha de marketing sem que você tenha que pagar nada por isso.
Não se esqueça, também, de que é por meio das redes sociais que nós fazemos a conexão com muitas e muitas pessoas. Você não precisa se limitar apenas ao círculo de conhecidos. Participe de grupos, comunidades, siga outros perfis, faça novas amizades.
Quanto mais você ampliar a sua rede de contatos, maior será o número de pessoas que serão impactadas pelas suas publicações. Ou seja, o seu negócio vai voar longe e a suas chances de vender serão muito maiores!
Viu só como empreender do zero na internet é possível? Você só precisa mesmo de um bom planejamento para entender aquilo que está trazendo bons resultados agora, além de escolher as melhores parcerias para ter certeza de que o seu novo negócio vai dar certo de verdade. Depois, é só se dedicar e colher os frutos!
A Vendah pode ajudar você a alcançar o sucesso que está procurando. Acesse o site para conhecer nosso sistema de trabalho e comece seu novo negócio sem pagar nada por isso!