Dropshipping nacional: encontre fornecedores para suas vendas
O comércio eletrônico permite uma diversificação nos modelos de negócios. Isso quer dizer que se trata de um ambiente considerado democrático, permitindo a inserção rápida e lucrativa de diversos empreendedores. O dropshipping é um desses modelos de negócios. Vamos, neste artigo, conceituar este termo, explicando o seu funcionamento e apresentando suas vantagens e desvantagens. Além disso, ajudamos você em relação à escolha dos melhores fornecedores de dropshipping nacional. Continue a leitura!
O que é dropshipping?
O dropshipping pode ser traduzido como “livre de remessa”. Neste modelo, o lojista não precisa ter estoque, delegando essa parte a um fornecedor. Isso significa que ele não fica encarregado de entregar a mercadoria ao cliente — a sua função é a de intermediar a negociação entre consumidores e fornecedores.
Como funciona esse modelo de negócio?
Ainda está confuso? Não se preocupe, pois vamos esclarecer melhor o funcionamento do dropshipping. Por meio de um site, o lojista apresenta ao público os produtos, mesmo não precisando estocá-los. Podemos resumir o processo da seguinte forma:
- o cliente acessa a loja virtual e escolhe os produtos que deseja comprar, sendo que todos os passos de finalização da compra são feitos no site do lojista;
- após a aprovação da compra, o lojista entra em contato com o fornecedor, que fará toda a logística de entrega do produto ao cliente;
- por fim, o fornecedor faz a separação, embalagem e envio do produto para o transporte até o endereço do cliente.
Devoluções
Quando o cliente resolve devolver ou trocar o produto, ele deve acessar o site do lojista. No entanto, essa parte continua a cargo do fornecedor, que deve proceder com o processo de reintegração da mercadoria no estoque.
Quais as vantagens do dropshipping?
O dropshipping pode envolver a importação de produtos. Quando isso não ocorre, ele é chamado de nacional, evitando burocracias e complexidades na compra de mercadorias oriundas de outros países.
Baixo investimento inicial
Dado que o lojista não fica responsável por estocar e enviar os produtos, o dropshipping tem um custo inicial bastante acessível. Além disso, não existem limitações geográficas, sendo que o trabalho pode ser realizado em qualquer lugar que tenha internet, pelo computador ou até mesmo celular. Dessa forma, o lojista economiza com vários custos, como aluguel de ponto e encargos.
Terceirização do estoque e da logística
Além de custosa, a logística é algo que requer bastante planejamento e organização. Sem essa preocupação, o lojista pode se dedicar a outros aspectos, como a implementação de estratégias de marketing, visando atrair e reter clientes. Já o fornecedor possui geralmente grande experiência e expertise com estoque e logística, de modo que a entrega ao cliente ocorra em tempo hábil.
Economia operacional
Ainda falando de estoque, o lojista tem a possibilidade de aumentar os seus lucros com o dropshipping nacional. Além de não precisar de um sistema de gestão logística, existe a economia de não ser necessário, por exemplo, comprar máquinas para a movimentação das mercadorias e contratar funcionários.
Escalabilidade
Escalar significa aumentar as vendas do empreendimento sem que os custos cresçam na mesma proporção. Com o dropshipping nacional, o lojista pode se desenvolver em pouco tempo, sem que os gastos atrelados ao estoque e logística acompanhem o seu faturamento.
Quais as desvantagens?
Nem tudo é um mar de rosas no dropshipping nacional. Por isso, confira os subtópicos a seguir, para que você saiba se compensa ou não esse modelo de negócio!
Falta de controle na gestão
Como falamos, o lojista tem uma gestão mais simplificada no dropshipping, visto que ele não precisa se preocupar com estoque. Entretanto, existe o outro lado da moeda, pois perde-se o controle sobre toda a operação dos fornecedores. Em outras palavras, não dá para o lojista saber se o fornecedor está, de fato, fazendo o processo da forma correta, considerando também as transportadoras.
Alta concorrência
Pelo fato de ter um investimento inicial baixo, muitas pessoas entram no dropshipping, o que aumenta a concorrência. Para completar, os fornecedores não mantêm uma parceria somente com você — ele negocia com diversos outros lojistas, exigindo bastante que se tenha um site e produtos com diferenciais no dropshipping.
Gerenciamento de fornecedores
Com o dropshipping, seja ele nacional ou internacional, é possível trabalhar com vários fornecedores. A vantagem disso é uma diversidade maior dos produtos ofertados aos consumidores, mas também pode representar uma dificuldade de gestão.
Como encontrar bons fornecedores de dropshipping nacional?
Fazer a escolha dos fornecedores certos no dropshipping nacional evita muitas dores de cabeça ao lojista. Um dos motivos disso está nos prazos de entrega, visto que estes, quando são estendidos, aumentam o risco de insatisfação do cliente.
Não só os fornecedores devem ser confiáveis, mas também as empresas de transporte que eles contratam. Levantar o histórico do fornecedor é uma excelente forma de fazer essa filtragem, bem como procurar a avaliação de outros lojistas que já trabalharam com ele.
Acordos de nível de serviço
Também conhecidos por SLAs, os acordos de nível de serviço dão uma segurança a mais na hora de firmar parcerias com fornecedores. Por meio dele, as atribuições das partes envolvidas são definidas, minimizando a desvantagem que citamos, relacionada ao gerenciamento de fornecedores.
Compra de um produto para teste
Para saber se o fornecedor é realmente competente, é recomendável ao lojista comprar ele mesmo um produto. Este é o momento de avaliar a qualidade da mercadoria, a sua embalagem e o tempo de entrega, visando evitar frustrações futuras por parte dos clientes.
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Encontrar bons fornecedores de dropshipping nacional é decisivo nas vendas de um lojista. Como vimos, esse modelo de negócio se tornou popular em virtude do crescimento do comércio eletrônico no Brasil, sendo algo bastante lucrativo e escalável.
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