Pular para o conteúdo

Vendah

5 dicas para lucrar mais como vendedor autônomo

15 Mar 2022

O comércio de produtos eletrônicos é considerado um dos ramos empresariais mais promissores no Brasil. O trabalho autônomo representa cerca de 25% das ocupações no país, segundo o IBGE; ainda assim,  pode-se dizer que este mercado ainda tem um grande potencial de crescimento. 

Muitas pessoas optam pela atividade após uma demissão inesperada, desejo ou necessidade de uma renda extra, ou até mesmo visando ter seu próprio horário de trabalho, sem precisar de chefe. Porém, para que o negócio dê certo, é preciso compromisso e dedicação. 

Confira as dicas que preparamos para você se tornar um vendedor autônomo de sucesso! 

O que é um vendedor autônomo? 

O vendedor autônomo é o profissional que realiza atividade remunerada sem vínculo empregatício e por conta própria, sem precisar de chefe e de cumprir horário fixo de trabalho. 

Essa atividade é normalmente realizada por pessoas que possuem um perfil empreendedor, porém com recursos limitados para iniciar um projeto. Nesta modalidade, o trabalhador assume todos os riscos da operação, inclusive financeiros, pela realização do serviço. 

Quanto esse profissional pode ganhar? 

Os rendimentos do vendedor autônomo dependem basicamente da sua força de trabalho. Sendo um bom profissional e tendo uma boa carteira de clientes, é possível ter um bom retorno financeiro. 

Por conta disso, não há um limite para seus ganhos. Em alguns casos, a recompensa financeira chega a valores bem elevados. 

Além disso, ter um contato direto com os seus clientes pode gerar relacionamento e renda recorrente de clientes fiéis. 

Quais as vantagens de ser um vendedor autônomo? 

Sem dúvidas, a vantagem mais atraente para quem deseja ser um vendedor autônomo é a liberdade. Isso significa decidir, por exemplo, o horário e local de trabalho. Veja a seguir algumas outras vantagens!


Liberdade financeira 

Não há limites para os seus ganhos, já que a recompensa financeira depende do seu esforço em realizar vendas. Quanto mais você vender, os ganhos tendem a ser proporcionais. 

Flexibilidade de horário 

O vendedor autônomo faz seus próprios horários e, por isso, pode trabalhar em horários alternativos. Por este motivo, ele tem maior liberdade para conciliar o trabalho com a vida pessoal. 

Estilo de vida 

Outra vantagem é alternar o trabalho com um estilo de vida mais leve, com a prática de exercícios físicos. Além disso, é possível ter maior convivência com a família, sem a necessidade de seguir uma rígida rotina. Você pode trabalhar de onde quiser, usando apenas o seu próprio computador ou celular. 

Como lucrar mais sendo vendedor autônomo? 

Para se tornar um vendedor autônomo, não é necessária uma formação técnica ou superior específica. No entanto, é preciso atender a alguns requisitos que te farão crescer e alcançar os resultados desejados, como investir na carreira e na profissionalização. 

Fazer um planejamento 

O primeiro passo é fazer um planejamento, antes mesmo de comprar a primeira mercadoria. Analise o mercado onde quer atuar, conheça a sua concorrência e veja se os seus planos estão dentro do orçamento. O plano de negócios descreve os objetivos do empreendedor, bem como o que deve ser feito para eles serem alcançados. 

Esse planejamento deve ser completo, para que não haja prejuízos. Por isso, use as ferramentas disponíveis a seu favor, como planilhas, tabelas e listas. 

Vale salientar também que é possível desenvolver um projeto sem muitos gastos. Foque no essencial para oferecer produtos e atendimento de qualidade. 

Desenvolver o marketing pessoal 

O vendedor autônomo precisa estar antenado às principais estratégias de marketing do momento. Isso é importante, pois ajudará a alavancar as vendas e desenvolver seu negócio. São elas:

  • estar presente nas redes sociais para interagir com os clientes;
  • oferecer um bom atendimento; 
  • criar boas táticas de negociação;

Se capacitar 

Trabalhar como vendedor autônomo não é uma tarefa fácil. O mercado está sempre mudando, sendo preciso seguir as tendências e continuar evoluindo. E para isso, é primordial investir em capacitação. 

Atualmente, há diversos cursos sobre gestão, técnicas de vendas, comportamento dos clientes e marketing, inclusive gratuitos, que podem trazer retorno positivo para suas vendas, viu? 

Fazer networking 

Procure expandir suas redes de contatos, sejam profissionais ou pessoais. Aumente o número e a qualidade dessas conexões, com pessoas de profissões e interesses diferentes dos seus, e principalmente com o público alvo das duas vendas.

Ter conhecimento de gestão financeira 

Mesmo para os vendedores autônomos que estão nos primeiros passos, a atenção com a gestão financeira deve ser redobrada. Muitas vezes, ao subestimar o cuidado com o dinheiro, esses pequenos empreendedores acabam desistindo de empreender. 

Para evitar esse problema, uma boa saída é começar com parcerias que não exijam investimento inicial, apenas o seu talento. 

Quais as características fundamentais de um bom vendedor autônomo? 

Qualquer pessoa que deseja liberdade e flexibilidade no trabalho pode ser um vendedor autônomo, até mesmo quem já possui um emprego fixo. No entanto, é preciso ter algumas características empreendedoras para obter sucesso e bombar no mundo das vendas. São elas: 

  • iniciativa na hora de dar o primeiro passo; 
  • perseverança para não desistir diante das adversidades; 
  • capacidade de planejamento para bater metas e alcançar objetivos;
  • eficiência e qualidade na realização de um ótimo trabalho; 
  • liderança para guiar bem a sua equipe; 
  • uma boa rede de contatos, que traga boas parcerias. 

Como vimos, é vantajoso investir na carreira de vendedor autônomo por diversos fatores. Ou seja, estamos falando de uma modalidade de trabalho onde você toma as melhores decisões para o seu negócio, de acordo com o seu momento de vida. 

Se é isso que está procurando, a Vendah possui mais de 500 produtos de diversas categorias, que você pode vender direto pelo aplicativo. Não há necessidade de investimento inicial e a comissão fica disponível em até 2 dias úteis. 

Entre em contato pelo WhatsApp hoje mesmo e saiba como a Vendah pode te ajudar a ser um vendedor autônomo de sucesso!

Postagem anterior
Próxima postagem

Agradecemos sua assinatura

Ver opções

Fechar
Editar
this is just a warning
Fechar
Carrinho
0 Produtos