Pular para o conteúdo

Vendah

Grupos de venda no WhatsApp: como usar para vender mais

29 May 2023

Se você já pesquisou em algum momento sobre as formas de venda e revenda que dominam o mercado, provavelmente já esbarrou com as negociações realizadas via WhatsApp. Quem pensa em entrar no mercado, está avaliando a movimentação do dinheiro e procura oportunidade de trabalho também já deve ter se deparado com os grupos de venda no WhatsApp.

Para quem vende não é exatamente uma novidade. Afinal, uma grande parte das interações realizadas via redes sociais hoje em dia acontecem através do WhatsApp. Ainda mais quando tratamos da população brasileira, que utiliza muito as redes sociais para postagens e para se comunicar entre si, sendo que o WhatsApp continua sendo a principal rede utilizada. Um estudo indicou que mais de 93% dos usuários de internet numa faixa etária entre 16 (dezesseis) e 64 (sessenta e quatro) anos  fazem uso da rede.

Grupos de venda e as oportunidades para decolar seu negócio

Faz parte do DNA do brasileiro como negociador o comércio amistoso, onde se negociam e anunciam produtos e ofertas de maneira informal. É bem comum fazer negociações sobre os produtos que possuem interesse tanto de compra quanto de venda e esse contato através do aplicativo de mensagens facilitou essa ponte. A praticidade de não precisar ir até o local de venda atrai cada vez mais consumidores.

A facilidade de atingir cada vez mais clientes também é essencial para os vendedores, que seguem fazendo seu trabalho árduo de educar, de criar necessidade e de negociar a cada produto. No entanto, isso se torna mais prático e fácil a partir do momento que ele pode falar com vários clientes ao mesmo tempo.

Pense só, ao invés de lidar com uma fila de mais de 5 pessoas esperando pelo atendimento (e muitas vezes indo embora), no WhatsApp o vendedor pode manter mais de 10 conversas paralelas sem deixar de dar atenção para ninguém.

No entanto, ao mesmo tempo em que a praticidade e a aproximação de quem está longe servem como fatores positivos para quem deseja negociar através da internet, há muitos perigos circulando no mesmo ambiente. Já serviu como matéria em diversos jornais e você provavelmente conhece alguém que caiu ou quase caiu em algum dos famosos golpes do WhatsApp.

Portanto, apesar dos diversos benefícios de negociar através da internet, também é preciso ficar atento com as pessoas mal-intencionadas. Como a grande maioria dos ambientes de comércio, é preciso tomar cuidado com possíveis ciladas pelo caminho.

Mas e aí, será que vale a pena para você adentrar o mundo dos grupos de venda no WhatsApp? Se sim, você conhece algum? Tiramos algumas dúvidas e falamos um pouco mais sobre isso neste post, acompanhe a seguir.

Como participar de grupos de vendas no WhatsApp?

Para que você tenha uma ideia de como participar de um grupo de vendas no WhatsApp, é necessário antes determinar qual o formato do grupo ao qual você se refere. Isso porque há duas principais formas de você fazer parte de um grupo dessa natureza, seja criando um canal onde esteja apenas você e seus clientes selecionados ou solicitando para fazer parte de um canal de terceiros.

Em ambas as ocasiões há a possibilidade de você fazer a propaganda dos seus produtos, sendo que você tem mais controle sobre o conteúdo quando você cria seu próprio canal. Quando você entra em um grupo, além de precisar ser aceito para receber o link de inclusão, há algumas regras a serem seguidas, o que varia de grupo para grupo. Vários possuem o costume de gerar um link de grupo de compra e venda para cada novo membro.

Antes de mais nada, quando você é inserido em algum grupo terceirizado, é importante se atentar às regras pré-estabelecidas para evitar qualquer tipo de desentendimento ou confronto de informações. Busque conhecer quais as táticas e métodos utilizados no canal para se misturar bem e fazer a sua parte, seja na hora de comprar ou de vender produtos. Uma questão muito importante é a de evitar spam, ou seja, mandar muitas mensagens, principalmente quando não condizem com o intuito do grupo.

Se você estiver procurando grupos para entrar, procure opções que facilitem suas possíveis vendas e que ofereçam um contato rápido e prático para caso feche suas negociações. Por exemplo, se você mora em São Paulo, procure um grupo de vendas no Whatsapp em São Paulo, que acabará facilitando qualquer tipo de negociação futura. Ou se você vende utensílios domésticos, por exemplo, você pode fazer parte de grupos de WhatsApp destinados a produtos de Casa e Decoração. A sua facilidade acabará se tornando a facilidade que o seu cliente procura, trazendo uma relação saudável e mais lucrativa para ambos os lados.

No entanto, se você for o criador do canal, poderá administrar da forma que achar melhor. O aplicativo já liberou a ferramenta de canal onde apenas o administrador pode postar, fazendo com que esse espaço sirva como uma espécie de vitrine onde você expõe seus produtos, promoções, etc. Ou você pode deixar o canal aberto para atender as questões imediatas dos seus clientes, mas correndo o risco de gerar um ruído desnecessário. É interessante manter o grupo fechado como administrador e se fazer disponível para quaisquer dúvidas, oferecendo o atendimento no contato direto privado.

Como achar bons grupos de WhatsApp?

Há algumas formas de tornar a procura por grupos no WhatsApp mais fácil, desde aplicativos para os sistemas Android e iOS até para usuários do WhatsApp Web. Para os usuários de Android, basta procurar o aplicativo Solion lá na Play Store e seguir os passos de busca; enquanto para os usuários do iOS basta baixar o aplicativo Groups for WhatsApp lá na App Store e dar sequência nos filtros de busca, podendo fazer login ou não. Para quem trabalha no computador, basta procurar pelo site GruposWhats no navegador e colocar suas preferências.

Como vender no grupo do WhatsApp?

Tudo vai depender do formato de grupo em que você estará inserido. Há grupos em que a proposta é mais recuada, oferecendo apenas produtos ou serviços pontuais e sem  muita reincidência, pois o foco não está na quantidade e sim na qualidade do que é ofertado. Há também alguns grupos mais focados em anúncios diretos, como por exemplo os grupos de vendas da OLX no whatsapp, que já tem essa proposta bem esclarecida desde o início.

Enquanto isso, se for no seu grupo, você poderá testar algumas maneiras de ofertar o que tem à disposição. O importante é estar disposto a fazer ajustes na sua abordagem, se necessário. A tarefa de vender nunca é simples, mas há situações em que o cliente está em sintonia com você e a negociação flui tranquilamente, então esteja pronto para ofertas e renegociações. Afinal de contas, uma venda depende dos dois lados para dar certo.

Com a Vendah, seu lucro pode decolar, ainda mais usando o Whats na sua estratégia! Diversas parceiras da Vendah usam esse recurso para conseguir levar nossos produtos a mais clientes e multiplicar suas comissões. 

Veja só o depoimento da nossa parceira Alessandra D., da Zona Sul, Campo Limpo.

"Entrei na Vendah 20 de  Agosto de 2022 e em Setembro já me tornei Vip e graças a Deus continuo.

Estou no ranking das 3 melhores revendedoras já alguns meses e acredito o que me ajuda a vender bem primeiramente é a dedicação, persistência em meu trabalho.

Meu público maior são em grupos de whatsapp de condomínio, grupos de vendas.

Obs.: Nunca desistam, acreditem em vocês, somos capazes, publiquem, publiquem, 2, 3x por dia e dará certo 😉". - Ale D, Revendedora Vendah

Vem saber mais sobre como a Vendah pode te ajudar a ter uma renda extra hoje mesmo.

Quer se aprofundar no assunto? Temos dois conteúdos super bacanas para você:

Postagem anterior
Próxima postagem

Agradecemos sua assinatura

Ver opções

Fechar
Editar
this is just a warning
Fechar
Carrinho
0 Produtos