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Margem de lucro para revenda: saiba como calcular

28 Oct 2022

Uma série de dúvidas surgem quando um revendedor de produtos começa a ter sucesso no seu empreendimento. A principal delas é sobre a margem de lucro. Muitos, sequer conseguem imaginar esse percentual e trabalham com certa dificuldade. 

Quem não tem noção desse aspecto pode ter dificuldades no futuro. Em alguns casos, pode ocorrer algum tipo de prejuízo, prejudicando o seu crescimento. Foi pensando na importância do assunto que resolvemos escrever este conteúdo. 

Nele, mostraremos o que é a margem de lucro, como ela pode ser calculada e os benefícios que esse cálculo pode proporcionar. Continue lendo!

O que é a margem de lucro de um produto?

Antes de qualquer coisa, é importante entender o que é a margem de lucro. Muita gente pensa que é somente aquilo que sobra no seu bolso depois de pagar todas as despesas. Mas, o conceito é um pouco mais aprofundado. Vamos lá!

Margem de lucro é um dos principais indicadores financeiros que podem existir em um negócio. Ela é a responsável por indicar a saúde financeira de um empreendimento, por menor que ele seja. Ela é demonstrada em percentual e é extraída por da extração das despesas e custos pelo valor total das suas vendas. 

Ainda está um pouco confuso na sua mente? Calma, vamos explicar melhor. Ela mede a quantidade de recursos que sobra na sua mão após descontados todos os gastos, entre eles: internet, plano de dados do smartphone, conta de energia etc. No próximo tópico mostraremos como deve ser feito o cálculo. 

Como calcular a margem de lucro?

Por mais que o conceito de margem de lucro possa parecer complexo, o cálculo é muito simples. Mas, é preciso dividir em dois aspectos. Primeiro, você deve calcular o seu lucro financeiro, ou seja, em dinheiro. A margem que estamos tratando neste conteúdo é um percentual. 

Contudo, para chegar a ele é necessário saber quanto foi o seu lucro. Isso é muito simples de ser calculado. Basta aplicar a seguinte fórmula:

  • receita total – gastos = lucro líquido

Por exemplo, vamos imaginar que você teve um resultado bruto em vendas no montante de R$ 1.700,00. Os seus custos e despesas totalizaram R$ 350,00. Aplicando na fórmula nós teríamos:

  • 1.700 – 350 = 1.350

Após chegar a esse primeiro valor nós podemos partir para o cálculo da margem bruta. Nesse caso, a fórmula utilizará o lucro líquido obtido anteriormente. Assim, devemos calcular da seguinte fórmula:

  • margem de lucro = lucro líquido/ receita total x 100 

Com os dados mencionados anteriormente nós teríamos:

  • margem de lucro = 1.350/1.700;
  • margem de lucro = 0,79 x 100;
  • margem de lucro = 79,4%.

Alguns pontos dessa fórmula merecem atenção. Primeiro, para que o cálculo seja mais preciso todas as suas despesas devem ser inseridas no cálculo. Se você desprezar alguns valores a conta fica viciada e consequentemente, errada. Ou seja, sua base acontecerá com dados equivocados, o que é muito ruim para a gestão de um negócio. 

Outro ponto importante a ser destacado é a presença da multiplicação por 100 que existe na fórmula da margem líquida. Essa última operação deve existir para transformar o valor encontrado em um percentual. 

Qual é a importância de calcular a margem de lucro ideal?

Agora, vamos mostrar um pouco da importância de calcular a margem de lucro de um negócio. O principal motivo para fazer esse cálculo é para entender a lucratividade da sua atividade. Se ela está muito próxima de 0 ou é negativa significa que a empresa está com um grande problema. 

Se isso acontece, você deve analisar com mais atenção os gastos que ocorrem ao longo do mês e, principalmente, o volume de vendas conquistado. A margem de lucro também pode demonstrar erros na precificação dos seus produtos. Inclusive, esse é um dos principais motivos que fazem esse percentual ser prejudicado. 

No intuito de vender mais o empreendedor fixa um preço de venda que é incapaz de cobrir os seus custos, interferindo na margem de lucro de um produto. A margem de lucro é um dos indicadores mais importantes de uma empresa. Sem ele, o empreendedor atuará no escuro, sem entender como e porque a sua empresa teve lucro ou prejuízo. 

Como utilizar a margem de lucro no seu dia a dia como empreendedor?

Após aprender como calcular a margem de lucro e entender a sua importância vale a pena entender como ela pode ser utilizada. Basicamente, o foco é entender como andam as finanças do seu empreendimento. Um negócio com baixa margem de lucro não é sustentável. 

Logo, se você fez esses cálculos e se encontra nessa situação significa que é necessário abrir os olhos para as suas contas e vendas. Por outro lado, quem tem uma margem de lucro mais elevada tem oportunidade para fazer investimentos e, consequentemente, ampliar o seu número de vendas para que no futuro possa ter um lucro cada vez maior. 

Outro uso comum da margem de lucro é para obter investimentos ou contratar crédito com instituições financeiras. Geralmente, essas instituições analisam a capacidade lucrativa da empresa antes de fornecer crédito. 

Como a Vendah pode auxiliar na precificação dos produtos?

Para finalizar este conteúdo mostraremos como a Vendah pode contribuir para obtenção de uma boa margem de lucro na revenda de produtos. Isso ocorre, especialmente, na precificação dos itens comercializados. Geralmente, as pessoas têm muita dificuldade em atribuir os preços aos seus produtos. 

Quem revende os itens da Vendah não precisa fazer todos os cálculos de precificação. Isso porque, os valores já são sugeridos pela própria empresa. Assim, o empreendedor já tem uma base do valor a atribuir aos produtos comercializados. 

Por fim, nós podemos concluir que a margem de lucro, quando calculada corretamente, coloca a sua empresa em outro patamar quando o assunto é gestão financeira. Para alcançar um nível profissional na revenda de produtos é crucial aprender a fazer esse cálculo e, principalmente, utilizá-lo para analisar os resultados do seu negócio. 

Se você gostou dessas dicas e quer começar o seu empreendimento com a revenda de produtos acesse o nosso site e veja como ingressar nesse mercado

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