Pular para o conteúdo

Vendah

Entenda o que faz um consultor de vendas e como se destacar

30 Dec 2022

Ser ‘’somente’’ um vendedor pode não ser suficiente para ter sucesso nos negócios. Quer dizer, também é necessário atuar como um consultor de vendas, você sabe o que esse profissional faz? Ele é responsável por entender o que o cliente deseja, como ajudá-lo, identificar as melhores oportunidades e muito mais. 

Ou seja, tem que ser pau para toda obra para elevar o faturamento como vendedor. Atingir esse objetivo é ainda mais importante para autônomos, que por trabalharem sozinhos, devem se preocupar com diversas demandas ao mesmo tempo. 

Então, quer saber mais sobre o que faz um consultor de vendas, o que é necessário para ser um e outras informações relacionadas? Continue a leitura e descubra! 

Quais as funções de um consultor de vendas?

Conforme mencionado, esse profissional busca entender o mercado, conhecer a fundo as dores do cliente, identificar oportunidades de negócio e muito mais. Ou seja, ele faz mais do que um vendedor tradicional, que divulga ofertas e faz negociações com a clientela, focando no produto. O conhecimento adquirido pelo consultor de vendas deve ser repassado no treinamento dos demais colaboradores e dos representantes. No entanto, se você é dono do seu próprio negócio e trabalha autonomamente, os aprendizados adquiridos servem para si. 

Diante disso, essa postura pode elevar o fechamento de vendas. Inclusive, ela é útil na seleção dos produtos a serem ofertados aos clientes. Afinal, você já sabe o que eles gostam, o que facilita a triagem. 

Qual é a importância de um consultor de vendas? 

Ao chegar para a clientela com ofertas alinhadas com a expectativa, o nível de satisfação e a chance de compra é maior. Logo, o vendedor eleva a produtividade e otimiza o tempo no trabalho. Esses benefícios são especialmente relevantes para autônomos, que por terem uma rotina flexível, devem ter ainda mais comprometimento. 

No entanto, atuar como um consultor de vendas interno é mais uma exigência que um diferencial. Até porque, o público exerce um papel muito ativo na hora da compra com ajuda da internet e do smartphone. Isso quer dizer que ele pode pesquisar sobre um produto a qualquer momento. 

Então, para você não ser dispensável, atue como um consultor de vendas. Isso também quer dizer ser um conselheiro do cliente, quase como um amigo que conhece as necessidades e os gostos dele, sabe? Desse jeito, é possível propor soluções mais alinhadas. 

O que é necessário para ser um consultor de vendas?

Percebeu a importância do consultor de vendas? Então, para elevar o faturamento e garantir uma renda extra como vendedor, saiba quais são as habilidades de um consultor de vendas. Isso significa que a clientela espera de você: 

conhecimento específico - é preciso saber diagnosticar e oferecer soluções individuais para a realidade cada consumidor; 

plano de ação objetivo - além de apresentar soluções alinhadas à realidade de cada cliente, o consultor de vendas deve demonstrar como elas são benéficas; 

conhecimento de mercado - é importante mostrar conhecimentos das tendências e estratégias mais avançadas para passar autoridade e confiança ao público. 

Se você, como consultor de vendas, quebrar a expectativa da clientela e não oferecer os pontos trazidos, as vendas podem ser frustradas. Mas, além disso, este profissional deve apresentar características específicas. Saiba mais sobre elas a seguir! 

Boa comunicação 

Você não espera ter bons resultados ao tentar vender seu peixe se não conseguir se comunicar bem, certo? Isso não significa necessariamente ter domínio da língua formal, nada disso. O mais importante é saber falar com clareza e a linguagem do público-alvo. 

E ainda, tenha conhecimento técnico para criar conexão e despertar as emoções do público. Uma forma de conseguir isso é ao usar gatilhos mentais que, por exemplo, tiram o cliente da zona de conforto e o fazem refletir sobre a decisão de compra.

Linguagem corporal coerente 

Não pense que a boa comunicação considera apenas a linguagem falada. A corporal também transmite mensagem para o público. Nesse sentido, saiba passar autoridade e segurança nas informações transmitidas. 

E ainda, para demonstrar afinidade e empatia com o público, pontos que influenciam as vendas, a linguagem corporal também é importante. Isso é válido tanto em interações pessoais quanto as ocorridas por telefone. 

Saber ouvir 

Tire da sua cabeça que um consultor de vendas ou vendedor deve falar mais, para convencer o cliente, e ouvir menos! Até porque, uma escuta atenta ajuda a compreender os desejos e as necessidades do público. 

E ainda, essa postura mostra preocupação em atender o que ele precisa, o que conta pontos para você. Por outro lado, não ouvir atentamente eleva as chances de você oferecer soluções desalinhadas com o que a clientela busca. Logo, o seu tempo e o do consumidor são desperdiçados. 

Funciona sob pressão 

No dia a dia da pressão você deve lidar com clientes de diferentes perfis, alguns menos amigáveis que outros. Seja como for, é importante que nenhuma negociação termine em conflito. Afinal, o que os outros consumidores pensariam do seu trabalho se soubessem que você não soube lidar com críticas e exigências? 

Além dessa postura prejudicar a sua reputação, o faturamento pode ser diretamente prejudicado. Isto é, não é por o cliente ser exigente ou até mesmo implicante que o dinheiro dele vale menos para o seu negócio, certo? 

Qual é o salário de um consultor de vendas?

Segundo o portal Cathos, a média salarial desse profissional é pouco mais de R$ 1.500. Consultor de vendas precisa de curso? Não é obrigatório, embora essa seja uma possibilidade para se destacar. Mas também é possível partir diretamente para o mercado de trabalho. 

Por exemplo, é possível ser um consultor de vendas e revender por consignado dos produtos disponibilizados pela Vendah. Os itens são divulgados e entregues ao público da capital de São Paulo, Campinas e Região por intermédio de um aplicativo. Não é necessário investir nada para trabalhar com isso, os horários de trabalho são flexíveis, você organiza, e o trabalho ocorre de casa

Entendeu o que faz um consultor de vendas, internas e externas, e como ele pode atuar com revenda por consignação? Esse profissional entende as necessidades e os interesses da clientela para que ao abordar na hora das vendas, ofereça soluções mais adequadas. 

Quer conhecer mais sobre como ser um consultor de vendas de consignado pelo sistema Vendah? Acesse nosso site!
Postagem anterior
Próxima postagem

Agradecemos sua assinatura

Ver opções

Fechar
Editar
this is just a warning
Fechar
Carrinho
0 Produtos