Revender cosméticos: tudo que você precisa saber pra começar
O melhor caminho para quem deseja empreender é encontrar segmentos de mercado que são tendências e apresentam boas chances de retorno. Por isso, uma das melhores opções é revender cosméticos, afinal, esse setor está muito em alta.
Os produtos voltados para os cuidados pessoais de um modo geral, incluindo os cosméticos, são muito procurados por pessoas de diferentes faixas etárias. Isso faz com que sempre exista mercado para comercialização deles.
Como existe uma grande quantidade de opções de marcas e de produtos também, compor um estoque pode exigir que você invista muito dinheiro no seu negócio. A alternativa seria trabalhar com a revenda, pois esse é um modelo de negócio muito simples e rentável.
Quer saber como funciona? Então continue lendo e veja o que você precisa para começar a empreender revendendo cosméticos.
Quais são os aspectos mais importantes da revenda de cosméticos?
Para você começar a revender cosméticos precisa ter atenção com alguns aspectos que são importantes porque vão nortear as suas decisões. Esses aspectos envolvem conhecer bem o mercado e também o consumidor, para que você consiga escolher melhor caminho e saiba como se comunicar com seu público do jeito certo.
A seguir, a gente explica com mais detalhes tudo isso.
Visão de negócio
Muita gente acredita que o empreendedor é aquela pessoa otimista que sempre acredita que tudo vai dar certo e não tem medo de correr riscos. Ok, essas são algumas das qualidades de quem empreende, mas essas pessoas têm outra que é ainda mais importante: a visão de negócio.
Quando se tem visão de negócio, as chances de sucesso são muito maiores porque não nos concentramos apenas naquilo que pode dar certo. É preciso entender que os desafios também vão surgir. Podem acontecer problemas, e precisamos nos preparar para enfrentar cada uma dessas situações.
É a visão de negócio que ajuda a olhar para esses diferentes aspectos. Você precisa ter essa visão para saber quais desafios vai precisar enfrentar com a sua revenda de cosméticos. Um deles é a concorrência, por exemplo.
Precisa traçar metas, saber onde deseja chegar, estabelecer de que maneira vai fazer essa revenda, quais canais vai utilizar, os recursos que vai precisar, entre outros detalhes. Ou seja, é olhar para o seu negócio de uma forma geral, não dar os próximos passos acreditando que tudo vai dar certo e pronto.
O empreendedor acredita que tudo vai dar certo porque ele se planejou para começar o seu negócio; sabe o que vai esperar, o que o espera e de que maneira pode ser solucionar tudo isso. Tendo essa visão você também vai longe.
Público-alvo
Para quem você deseja oferecer o seu kit de cosméticos para revenda? Quais são as pessoas que estariam interessadas nesses produtos que você vai disponibilizar? Responder essas perguntas é fundamental porque todo negócio tem um determinado público-alvo.
Existem pessoas com os mais diferentes perfis e podemos formar grupos por causa dessas características que elas têm em comum. Esses grupos formam o público-alvo das empresas; são os consumidores que apresentam problemas e expectativas que uma determinada solução pode resolver.
A partir do momento que você reflete sobre isso e estabelece quem é o seu público-alvo fica mais fácil escolher quais tipos de produtos vai oferecer para essas pessoas, por quais canais você vai fazer as suas vendas, como vai abordar essas pessoas, os argumentos que vai utilizar para que elas tomem a decisão de compra.
Tentar conversar com todo mundo é um erro muito grande porque, como a gente explicou, não é todo mundo que vai estar interessado no seu produto. Então, você pode fazer dois caminhos: de acordo com as mercadorias que pretende vender, você define seu público-alvo; ou você define com quais pessoas gostaria de trabalhar e então escolhe os produtos que são interessantes para elas.
Concorrência
A concorrência é um grande desafio em qualquer segmento e na revenda de cosméticos por catálogo, por site, aplicativo ou qualquer outro meio você também vai encontrar concorrentes; mas não se preocupe porque tem espaço para todo mundo no mercado! Para que você consiga conquistar o seu, é muito importante entender quem são os seus concorrentes.
Quais são os profissionais, empreendedores ou empresas que trabalham nesse mesmo segmento, atendendo o público que você deseja atender? Quais são os produtos que eles oferecem? De que maneira eles fazem essas ofertas? Quais são as estratégias que utilizam? Essas informações são fundamentais para que você possa entender com quem está lidando.
Além disso, essa “espiada” por cima do muro ajuda a desenvolver diferenciais, que são aqueles aspectos que farão com que o cliente veja mais vantagens em comprar com você do que com os outros.
O diferencial pode ser a qualidade do produto oferecido, os preços, a agilidade na entrega, ou mesmo um atendimento diferenciado. Seria ótimo se você observasse seus concorrentes e conseguisse encontrar algo que eles ainda não fazem para oferecer isso para o seu público e se destacar.
Tendências do mercado de cosméticos
Um detalhe que você não pode esquecer como empreendedora digital é que o mercado muda de forma constante. Aquilo que faz sucesso hoje pode não fazer sucesso amanhã; novidades vêm surgindo e a gente precisa se adaptar sempre a esses movimentos.
Então, para ter sucesso ao revender cosméticos você também precisa observar quais são as tendências de mercado. Veja o que vem surgindo por aí, que tipos de produtos estão sendo lançados e o que as pessoas estão procurando agora.
Um exemplo do que estamos falando é o fato de que hoje muita gente se preocupa em comprar cosméticos que não são testados em animais; outros estão dando preferência para produtos orgânicos ou veganos. Analisar tudo isso é fundamental para você acompanhar essas inovações e não ficar para trás da concorrência.
Tendências de comportamento do consumidor
Mas não podemos esquecer que não é só o mercado que muda. O comportamento do próprio consumidor também passa por diversas mudanças e, mais uma vez, você precisa observar esses movimentos para que não acabe ficando para trás ou oferecendo um atendimento inadequado.
Nos últimos anos muita gente passou a fazer compras pela internet, então, é válido fazer a revenda de cosméticos divulgando pelas redes sociais porque o cliente está cada vez mais conectado. Assim, ele consegue toda a praticidade e rapidez que deseja para fazer suas compras.
Como ter sucesso com a revenda de cosméticos?
Agora que você já tem uma boa visão de como empreender fazendo a revenda de cosméticos, veja a seguir como você pode ter sucesso com esse seu novo negócio virtual.
Conheça bem os itens que serão vendidos
É muito difícil encontrar argumentos para fazer a venda de algum produto quando a gente não sabe exatamente para que ele serve e quais são as soluções que oferece. Então, quando você for montar o seu kit de cosméticos para revenda, procure entender muito bem quais são os itens que está disponibilizando para as pessoas.
Faça uma pequena pesquisa sobre esses produtos, veja como eles podem ser utilizados no dia a dia, quais são as dicas para usar ainda melhor, os benefícios que podem trazer e até mesmo a composição; afinal, muita gente pode querer saber também da fórmula antes de tomar a decisão de compra.
Preze pela melhor qualidade dos produtos
Você precisará escolher algumas marcas para revender cosméticos, e a melhor decisão que pode tomar é sempre prezar pela qualidade dos produtos que vai oferecer para os seus futuros clientes.
Hoje em dia as pessoas têm procurado o melhor custo-benefício, assim, elas investem em cosméticos que sejam de boa qualidade, que ofereçam bons resultados, que sejam seguros para a saúde e, ao mesmo tempo, tenham um preço atrativo.
Nem sempre esse valor é o menor do mercado, mas, como a gente disse, as pessoas pagam pela qualidade. Não se esqueça de que o seu nome e a sua reputação vão estar associados a essas marcas. Revender cosméticos baratos demais pode custar caro para o seu negócio porque vai manchar a imagem dele se essas mercadorias não forem boas.
Use as redes sociais para promover os produtos
Não se esqueça nunca que as redes sociais são as suas grandes aliadas para empreender na era digital. Não é preciso fazer a revenda de cosméticos no site, criando sua própria página. Você pode montar um belo catálogo e uma boa vitrine nas redes sociais, fazendo a promoção dos seus produtos nelas.
Aliás, se você fizer boas parcerias, toda essa estrutura digital das compras já estará pronta. Basta usar as redes para fazer a divulgação e se conectar com seu público criando conteúdos que serão úteis para ele, mas, é claro, sempre valorizando os produtos que está oferecendo. Aproveite que redes sociais são de graça!
Aplique técnicas de vendas
Vender não se trata exatamente de convencer uma pessoa a comprar um produto. Na verdade, o vendedor é uma pessoa que ajuda o cliente a identificar o seu problema e mostra para ele qual é a melhor solução, e isso envolve a aplicação de técnicas de venda.
Quando se trata da internet, como nas redes sociais, você pode aplicar técnicas também, como os gatilhos mentais. Eles são termos ou frases que usamos para aproveitar oportunidades e não deixar que o cliente vá embora. Existem gatilhos mentais que trabalham a escassez, por exemplo: “são as últimas unidades”; que trabalham a curiosidade, por exemplo: “você já viu essa novidade?, e assim por diante.
Faça boas parcerias
Por fim, as parcerias são fundamentais para você revender cosméticos com sucesso. Explicamos a importância de optar por boas marcas e prezar pela qualidade dos produtos. Somente bons parceiros é que vão oferecer para você tudo isso. A escolha dos fornecedores é essencial para o sucesso do seu empreendimento online.
Como encontrar bons fornecedores para revender cosméticos?
Como a escolha dos fornecedores é um ponto essencial para o sucesso do seu negócio, dedicamos esse último tópico do post para mostrar para como encontrar os melhores parceiros para revender cosméticos com sucesso. Veja a seguir o que precisa ser considerado.
Sistema de trabalho
Como funciona o sistema de trabalho da empresa que você pretende ter como fornecedora? É preciso comprar os produtos? Quais são as condições de pagamento? A empresa faz a entrega? Cobra frete? Enfim, de que maneira se dá a relação entre essa empresa fornecedora e seus representantes ou revendedores? O sistema de trabalho precisa atender à sua realidade e também oferecer vantagens para você.
Condições oferecidas para os vendedores
O fornecedor não pode olhar apenas para os seus próprios interesses. Ele precisa também oferecer boas condições para os vendedores. Quando for escolher seus parceiros, veja quais são os diferenciais que eles oferecem para o vendedor, por que seria interessante ter uma parceria com essa empresa e faça um comparativo com outras opções do mercado.
Oferta de frete grátis
Imagine se você começar a revender cosméticos e toda vez que fizer uma encomenda para o seu fornecedor tiver que pagar o frete do produto. Duas coisas podem acontecer: primeiro, você banca esse valor; segundo, você repassa esse valor de frete para o seu cliente. Nas duas situações o seu negócio pode ficar em desvantagem.
Em relação à concorrência porque, ou você terá um lucro menor ou o valor dos seus produtos será maior, então, é mais interessante procurar por fornecedores que ofereçam frete grátis para não acabar ficando no prejuízo e nem espantar a clientela.
Disponibilidade de produtos
Quando você for montar o seu kit de cosméticos para revenda, precisa ter o cuidado de verificar se o fornecedor tem disponibilidade dos produtos, ou seja, se aquelas mercadorias estão sempre disponíveis para os clientes. É uma situação chata quando a pessoa faz um pedido e você precisa cancelar porque o item não está em estoque. Pode acabar perdendo esse cliente.
Veja, também, se essas marcas para revender cosméticos oferecem uma boa diversidade para que o consumidor tenha opções para escolher. E não é só isso porque uma quantidade maior de produtos também pode aumentar o ticket médio.
Sabia que a Vendah pode oferecer todas essas boas condições que você está procurando para revender cosméticos na internet? Você vai encontrar uma boa disponibilidade de produtos, qualidade das mercadorias, boas condições para trabalhar, frete grátis no envio dos produtos direto para sua casa, entre outras vantagens e facilidades; por isso, é uma excelente parceira para começar o seu empreendimento digital.
Gostou da ideia? Não é difícil começar a revender cosméticos na internet, não é? Então aproveite que você não precisa investir nada para começar. Assim pode trabalhar com um segmento muito prazeroso que traz excelentes chances de sucesso e sem ter que colocar a mão no bolso para isso.
Acesse o site da Vendah para conhecer essa oportunidade de renda extra e aproveite para conquistar a sua independência financeira!