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Social commerce: como usar a estratégia para vender mais

24 May 2022

Você já ouviu falar em social commerce? Com a crescente influência das redes sociais na vida das pessoas, esta estratégia de marketing está se difundindo cada vez mais. Hoje o que as marcas desejam é serem facilmente encontradas pelo público, receber boas avaliações, expandir seu fã-clube e aumentar as vendas. 

Neste artigo, vamos apresentar não só o conceito de social commerce, mas também algumas justificativas do seu uso. Além disso, falaremos das principais plataformas que podem ser exploradas, visando engajar e reter clientes. Boa leitura! 

O que é social commerce? 

Social commerce, ou comércio nas redes sociais, é a estratégia de vender produtos e serviços usando as redes sociais. 

Mais utilizada por marcas e lojas onlines, o social commerce no Brasil e em outros países tem como foco a interação com o público, por meio de uma relação de proximidade e engajamento. 

O social commerce é um novo modelo de negócio que teve um grande crescimento nos últimos anos por conta da pandemia do covid-19. Isso porque as empresas precisaram se adequar à nova realidade do varejo mundial e oferecer experiências únicas de compra, visando conquistar os clientes. 

Alguns dados do social commerce 

Para se ter noção da dimensão do social commerce no mundo, somente em 2019, a China registrou US$186 bilhões no ramo varejista. O Brasil também acompanhou a tendência do mercado, com um crescimento de 22% para 34% nas vendas por redes sociais. 

Como funciona o social commerce? 

O primeiro passo para iniciar o social commerce é integrar seu negócio às mídias sociais. Isso pode ser feito, por exemplo, pelo Facebook, WhatsApp ou Instagram. 

Essas redes sociais já contam com funções próprias, como integração de catálogo, atendimento ao cliente e recebimento de pagamentos. 

Como vender nas redes sociais? 

Confira abaixo as redes sociais mais utilizadas no social commerce e avalie qual melhor se encaixa nas suas estratégias de venda:

Whatsapp 

Com o WhatsApp, o empreendedor consegue oferecer um atendimento personalizado, enviar catálogo e produtos específicos diretamente na conversa com o cliente.

Na interface do aplicativo WhatsApp Business, há a opção de criar uma conta empresa com todas as informações do negócio. É possível inserir endereço, horário de funcionamento, redes sociais e até link de direcionamento dos seus clientes para um site externo. 

Facebook 

O Facebook, com o seu sistema de loja chamado marketplace, conta com recursos como integração de catálogo e atendimento via Messenger. Nessa plataforma, existe ainda a avaliação de lojas e produtos. Outra maneira interessante de fazer social commerce no Facebook é com a criação de conteúdos e divulgação de feedbacks dos usuários, construindo uma clientela bem fidelizada. 

Instagram 

O Instagram possui recursos semelhantes aos do Facebook. A plataforma serve como uma verdadeira vitrine de produtos que podem ser acessados facilmente pelos clientes. Além disso, o Instagram avalia o rendimento da sua conta e mostra como o público está se comportando com os conteúdos que você divulga. Para utilizar essas funcionalidades, é preciso ter uma conta atrelada ao Facebook. 

TikTok 

O TikTok está começando a se desenvolver em termos de social commerce. Essa plataforma é direcionada ao entretenimento e criação de conteúdo, sendo para isso que os empreendedores devem se atentar na hora de criar estratégias de marketing referentes ao aplicativo. Com a criação de vídeos rápidos e dinâmicos, quem trabalha com revenda pode alavancar os resultados. 

Pinterest 

O Pinterest é uma plataforma conhecida por suas fotos, servindo de inspiração para milhões de pessoas. É possível encontrar pins dos mais variados assuntos, desde dicas de limpeza a designs arquitetônicos, por exemplo. 

Atualmente, a aplicação conta com a funcionalidade “Pins Compráveis”, mostrando que também está no ramo do social commerce. Nessa função, o consumidor pode salvar os produtos que tem interesse e voltar posteriormente para finalizar a compra. 

Na plataforma, é possível também criar uma conta business e analisar métricas como alcance, engajamento e pins salvos. Assim, pode-se ajustar estratégias baseadas nos objetivos do empreendimento. 

Quais as principais vantagens do social commerce? 

Está claro que o social commerce possui um enorme potencial para elevar seu negócio a um novo patamar, a começar pelo aumento nas vendas e no engajamento da sua audiência.

Veja, a seguir, outras vantagens de se investir nesse novo modelo de negócio. Aproximação com os clientes 

À medida que você desenvolve o social commerce na sua rotina, mais estreitos serão os seus laços com as pessoas. Criar um relacionamento com o público que vá além do comercial, trará bons frutos e novos compradores, além de fidelizar os clientes que compram com recorrência. 

Visibilidade 

As mídias digitais te deixam disponível no mercado 24 horas. Considerando que as redes sociais ocupam grande parte do tempo das pessoas, investir em social commerce coloca seu negócio diante do cliente a qualquer momento. Dessa forma, você aumenta o alcance daquilo que está vendendo, facilitando a ação de compra. 

Praticidade 

A praticidade do social commerce é uma de suas principais vantagens. O cliente pode pesquisar e comprar seu produto sem precisar sair de casa, e no seu aplicativo favorito. Isso facilita alcançar seu público-alvo, e faz com que ele te encontre sem esforço. 

Experiência atrativa 

Você pode alcançar e atrair a atenção de um possível comprador, mesmo que ele não esteja ainda pronto para comprar. É uma forma de promover interação e engajamento a uma simples experiência de compra, que tem como resultado o aumento nas vendas e a fidelização de clientes. 

Publicidade direcionada 

A maioria das plataformas e redes sociais possuem sistemas de divulgação de anúncios direcionados a um público específico. Ou seja, você pode segmentar seus clientes com base, por exemplo, nas preferências e área geográfica, criando anúncios específicos para cada grupo. Pessoas compram de pessoas e isso também vale na hora de vender online. Trabalhar a humanização tenderá a gerar mais vendas e fãs engajados para o seu negócio. 

O social commerce pode trazer muito mais do que vendas. Como vimos, essa estratégia aproxima pessoas de produtos, por meio de boas experiências e interatividade. Se você deseja multiplicar seus ganhos usando o social commerce, saiba que a Vendah é um aplicativo de revenda direta, com mais de 500 produtos incríveis de diversas categorias. Com ele, você tem flexibilidade para trabalhar e cuidar da sua família, com um investimento inicial zero. 

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