Gatilhos mentais para vendas: como usar e faturar mais
Sabe quando você usa alguma palavra ou expressão na hora da venda e os olhos do consumidor parecem brilhar de empolgação? É dessa maneira o funcionamento dos gatilhos mentais para vendas, que influenciam na decisão de compra do cliente.
É possível usar um gatilho específico para cada contexto de interação com o público. Por exemplo, os produtos do seu estoque de vendas estão quase no fim? Fale da urgência que o consumidor deve ter para não ficar de fora.
Ou seja, é preciso saber quando e como usar os gatilhos mentais. Afinal, o público está cada vez mais esperto e percebe quando houve um uso forçado. Então, para evitar problemas, preparamos este post com diversas informações relevantes sobre o assunto. Acompanhe!
O que são gatilhos mentais: como usá-los para atrair mais clientes
Primeiro, saiba que gatilhos mentais são estratégias de marketing, digital ou off-line, estrategicamente acrescentadas para provocar uma reação no espectador. Consequentemente, ele passa a refletir sobre algo e, conforme o objetivo do gatilho, se motiva a comprar.
Contar com gatilhos mentais é importante porque o cérebro toma inúmeras decisões por dia, a maioria no ‘’piloto automático’’. Assim, pode ser mais difícil conquistar a clientela sem falar ou fazer algo que desperte a atenção e a faça cogitar uma compra.
Nesse sentido, essa estratégia é poderosa por usar técnicas de persuasão voltadas para o subconsciente. Mas não pense que para isso é necessário contar com hipnose, mágica ou coisas do tipo. A estratégia costuma ser bem mais simples.
Por exemplo, imagine que você queira convencer uma cliente com quem tem afeição a comprar uma roupa. Então, uma sugestão é falar algo do tipo ‘’essa cor valoriza seus olhos, que ficam mais azuis. Seu que você gosta muito disso.’’
O gatilho usado provoca a consumidora a pensar. E ainda, por ela ter uma relação próxima com você, o comentário tende a ser percebido de modo mais espontâneo e sincero. Essas características são essenciais para a estratégia ser bem-sucedida e a venda fechada.
Quais são os gatilhos mentais para vendas?
Como visto, existem diversos gatilhos mentais que podem ser usados, entre outras finalidades, para vender produtos e serviços. A seguir, saiba mais sobre alguns deles!
Afeição ou afinidade
Ter afinidade ou afeição com a clientela costuma ser um critério importante para motivar a compra. Por essa razão, muitas vezes, algumas pessoas preferem consumir de vendedores na vizinhança do que em grandes marcas. Já notou?
Até porque, nesse último caso, não existe uma relação próxima com o dono, o que pode afastar parte do público. Por isso, mesmo quando os vendedores têm menos recursos, esse diferencial ajuda a destacá-los, caso saibam usar o gatilho de afinidade.
Isto é, você já reparou como é mais fácil gostar de alguém ao ter coisas em comum? É natural que isso também traga, aos poucos, mais confiança na relação. Por exemplo, ao vender um celular, fale coisas do tipo ‘’eu tinha muito estresse com o modelo anterior, assim como você. Mas com esse novo aparelho, tudo mudou’’.
Autoridade
Os consumidores preferem quem domina o ramo que trabalha e consegue comprovar isso. Até porque, as pessoas não querem gastar o suado dinheiro com qualquer um, certo? Não é à toa que alguns vendedores exibem prêmios, certificações, qualificações e outros resultados positivos. Afinal, isso passa confiança para o público.
Então, vale a pena investir nos elementos mencionados para mostrar autoridade. Da mesma maneira, ao falar com a clientela, passe segurança, como ao demonstrar que entende as dores do público e sabe solucioná-las. Assim, é o momento de reforçar como seus produtos e serviços são úteis.
Compromisso e coerência
Sabe aqueles vendedores que falam inverdades sobre o produto apenas para vender mais? Essa falta de compromisso e coerência com a satisfação do público pode ter bons resultados a curto prazo. No entanto, a médio e longo, à medida que a clientela percebe, o seu negócio se torna malvisto.
É semelhante a alguns posicionamentos políticos. Isto é, muitas vezes, os candidatos ganham voto por prometer algo que não é cumprido posteriormente. Este comportamento é visto como uma traição, refletida em críticas e na falta de apoio em um possível segundo mandato. O mesmo ocorre com vendedores incoerentes e descompromissados: eles dificilmente fidelizam o público.
Escassez e urgência
Você já ouviu expressões como ‘’promoção válida até amanhã’’ ou ‘’restam poucas unidades do produto’’? Elas são exemplos de textos para vendas com gatilhos mentais de escassez e urgência. Assim, a clientela é incentivada a comprar rapidamente, para não perder a oportunidade enquanto adiam ou pensam demais. É como diz a expressão popular, ‘’foi namorar, perdeu o lugar’’.
Prova social
É mais fácil vender para alguém após os seus produtos e serviços já terem sido adquiridos e aprovados por outra pessoa. Já percebeu isso? É por esse motivo que os influenciadores digitais são incluídos em campanhas para divulgar algumas marcas. Assim, essas personalidades ‘’transferem’’ a confiança do público para a empresa.
Contudo, contratar influenciadores costuma custar caro. Nem todos os vendedores têm orçamento disponível para isso. Logo, outra maneira de usar o gatilho mental de prova social é ao solicitar feedbacks durante as vendas pelo WhatsApp ou Instagram, por exemplo. Assim, você tira print disso e divulga nas redes sociais e outros canais que anunciam os produtos e os serviços da sua marca. Assim, você estará usando gatilhos mentais para vendas no Instagram e nas suas redes favoritas.
Reciprocidade
Para que as suas vendas sejam bem-sucedidas é importante mostrar ao cliente reciprocidade. Isto é, ele ganha por resolver os problemas e você por elevar o faturamento das vendas. Mas para deixar claro que a relação é benéfica para ambos envolvidos, pode ser necessário redobrar os esforços. Por exemplo, ofereça teste grátis, brindes, receba a clientela em casa com lanches ou drinks etc.
E aí, o que achou dos gatilhos mentais para vendas? Se você usá-los com sabedoria ao abordar a clientela, presencial ou virtualmente, os resultados das suas revendas tendem a ser muito mais satisfatórios. Junto com isso, a satisfação do público também se eleva.
O nosso post sobre gatilhos mentais para venda foi útil para você aprender novas dicas? Agora você pode criar gatilhos mentais para vendas no Whatsapp e nas suas plataformas favoritas! Compartilhe conosco e com as demais leitoras qual gatilho mental você mais utiliza e tem sucesso!